O chá de alecrim é um poderoso anti-inflamatório com ações digestivas, calmante e depurativa, possuindo propriedades antioxidantes.
Eu particularmente continuo fazendo uso desse chá. No vídeo a seguir, mostro como fazer esse chá, aproveitando todos os seus benefícios:
Vale ressaltar que a ação depurativa do alecrim faz com que muitas toxinas sejam removidas do organismo, o que beneficia órgãos como o fígado e o pâncreas.
Um breve resumo da minha experiência tomando o chá de alecrim e adotando outras ações é o seguinte:
Meus níveis de glicose estavam muito altos (acima de 300 mg/dl em jejum). Vale expor que se a medição da sua glicemia em jejum está acima de 300 mg/dl, dificilmente ela irá chegar na casa dos 100 mg/dl apenas tomando remédio convencional sem o auxílio de fitoterápicos (Alecrim, Melão de São Caetano etc) e exercício físico como a caminhada. É necessário manter o foco e adotar ações consistentes como as que exemplifico neste site.
Em tal circunstância (época dos 330 mg/dl em jejum) fiz dieta alimentar, parando de beber sucos no horário de almoço, refrigerantes e alguns alimentos ricos em carboidratos. Inicialmente fiz uso do chá de açafrão, gengibre e canela antes de dormir e de manhã em jejum.
Nisso percebi que momentos após tomar o chá o índice glicêmico caia, por exemplo, de 330 para 260 mg/dl.
Pausei então, o chá de açafrão, gengibre e canela e iniciei o uso do chá de alecrim, mantendo a dieta e fazendo alguns exercícios físicos em casa – sobretudo – no período da noite após voltar do trabalho.

Fiz uso do chá de alecrim por aproximadamente 20 dias, tive um ou outro dia de pausa nesse período e eu o tomava antes de dormir, aproximadamente uma quantidade de 300 ml.
Em jejum logo após acordar eu tomava uns 200 ml, ainda nesse período eu tomava o Glifage XR 500 mg após o café da manhã e após o almoço.
Paulatinamente, fui observando uma ótima melhora nos meus níveis glicêmicos, o que eu não via quando estava tomando apenas o Glifage XR.
Pude observar que durante o período do uso do chá de alecrim, junto a alongamentos e aquecimentos físicos, os meus níveis glicêmicos começaram a ficar mais estáveis e cada vez mais baixos e pertos da normalidade.
Eu via meu índice glicêmico alto antes de tomar o chá de noite e no outro dia ao levantar eu fazia nova medição e via o índice abaixo de 200 mg/dl, o que já me gerava grande alegria.
Atualmente, já estou com os níveis sob controle, sempre marcando um valor abaixo de 130 mg/dl pela manhã em jejum e desejo o mesmo a você ou a qualquer pessoa diabética.
Claro que meu quadro melhorou bastante no período que fiz uso intensivo do chá de alecrim, mas entendo que ele não foi a única ação por mim adotada para que ocorresse a redução da glicemia de modo a obter o controle da diabetes.
Aqui no meu web site há artigos que explicitam ações concretas para a obtenção de controle da diabetes, ao clicar nos botões de encaminhamento você sempre irá acessar um artigo relevante nesse sentido e eu mesmo continuo praticando as ações indicadas.
Em última análise, firme seu pensamento para você se respeitar e mentalizar que a sua saúde é uma riqueza divina que não tem preço, ela jamais será vendida nem comprada por qualquer valor que exista nas coisas materiais deste mundo, cuide da sua saúde hoje para não se chatear e remediar no amanhã.
Se você chegou até aqui, você está de parabéns e certamente conseguirá melhorar seu quadro de diabetes ou auxiliará muito alguém a ter melhoria. sinta-se em casa, este web site foi feito para você, grande abraço; redator prof. Borges.

Referências:
Alecrim: erva popular, e com razão!
https://viverbem.unimed.coop.br/mude-1-habito/alimentacao-saudavel/beneficios-do-alecrim/#:~:text=O%20alecrim%20%C3%A9%20rico%20em,seco%20para%20durar%20mais%20tempo.
Acessado em: 27/11/2025
